Lula tem 20 pontos sobre Bolsonaro no 2o turno, diz Ipespe

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Filippo Monteforte/AFP

A mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 11, confirma a liderança do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial deste ano. Ao todo, o petista segue com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada e oscila de 35% para 36% na espontânea.

O petista também venceria qualquer candidato em um eventual segundo turno. Na sequência de Lula aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), que conseguiu reduzir um pouco mais a diferença para o primeiro colocado, que agora é de 15 pontos percentuais. Na primeira Ipespe do ano, o saldo era de 20 pontos. Na sondagem desta sexta, Bolsonaro somou 28%, uma oscilação de 2 pontos percentuais em relação ao último levantamento, quando tinha 26%. Na espontânea, o ex-capitão chegou a 26%, um ponto acima da última pesquisa.

Os resultados desta sexta mostram também que Ciro Gomes (PDT) voltou a ocupar o terceiro lugar empatado com Sergio Moro (Podemos). Os dois candidatos são o que melhor desempenham na chamada terceira via, mas com 8% ainda estão distantes dos primeiros colocados. João Doria (PSDB) tem os mesmos 3% da última pesquisa. André Janones (Avante), Eduardo Leite (PSDB) e Simone Tebet (MDB) também mantiveram o desempenho, com 1% para cada. Felipe D’avila (Novo) e Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuaram.

Segundo turno No segundo turno, Lula derrotaria qualquer candidato em uma eventual disputa. Contra Bolsonaro, o mais provável adversário segundo a pesquisa, o ex-presidente venceria por 53% a 33%, oscilação dentro da margem de erro. Nas demais disputas, Lula amplia a vantagem, vencendo as disputas com uma diferença que supera os 20 pontos percentuais.

Contra Moro, somaria 51% a 30%; contra Ciro, 50% a 25%; contra Leite, 55% a 17%; e contra Doria, 53% a 18%. Já Bolsonaro venceria apenas Eduardo Leite, de acordo com o novo levantamento. O gaúcho, segundo as sondagens, teria apenas 35% contra 40% do atual presidente caso chegassem ao segundo turno. Bolsonaro também registra um empate com Moro em um eventual segundo turno, com 33% para cada. Doria somaria 38% e Bolsonaro 37%. Na disputa com Ciro, o pedetista teria 47% e o ex-capitão apenas 36%.

A pesquisa foi realizada pelo instituto entre os dias 7 e 9 de março e contou com mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

Carta Capital