Ministro da Educação pode ser convocado pela Câmara a se explicar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

O deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) protocolou nesta terça-feira (22) um requerimento de convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre o áudio de conversa obtido pela Folha e divulgado na segunda-feira (21).

Na conversa em que que participaram prefeitos e os dois religiosos, Milton Ribeiro ministro afirma que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por dois pastores que não têm cargo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC (Ministério da Educação).

O ministro diz que isso atende a uma solicitação do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O deputado Ricardo Silva afirma que é necessário verificar essas supostas irregularidades estão acontecendo na pasta. “A prioridade de envio de verbas deve ser analisada por aspectos técnicos, e não por interesses políticos ou motivos individuais”, diz o parlamentar, em nota.

Como mostrou a Folha, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura têm, ao menos desde janeiro de 2021, negociado com prefeituras a liberação de recursos federais para obras de creches, escolas, quadras ou para compra de equipamentos de tecnologia.

Os recursos são geridos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do MEC controlado por políticos do centrão.

Na reunião dentro do MEC, Ribeiro falava sobre o orçamento da pasta, cortes de recursos da educação e a liberação de dinheiro para essas obras na presença de prefeitos, lideranças do FNDE e dos pastores Gilmar e Arilton.

“Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, diz o ministro na conversa.

Folha