Pesquisa Ipespe sai sexta-feira com Rússia e eleição

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A guerra da Rússia contra a Ucrânia mobilizou a opinião pública e virou tema de discussão entre os brasileiros. A próxima pesquisa sobre a corrida presidencial feita pelo Ipespe e contratada pela XP, a ser divulgada na próxima sexta, fará cinco perguntas aos entrevistados sobre o conflito, entre elas quais dos dois lados tem mais razão e se a posição de Jair Bolsonaro na questão é correta ou não.

A ideia é entender o que os brasileiros pensam sobre a invasão e se a posição está alinhada ou não com o que o presidente verbaliza. Bolsonaro já se expressou de maneira abertamente favorável a Vladimir Putin e à Rússia, mas seu governo, em razão da tradição brasileira de respeitar a autodeterminação dos povos e de tomar posição neutra em conflitos internacionais, fez um apelo via Itamaraty para a “suspensão imediata das hostilidades”.

Principal rival de Bolsonaro na corrida presidencial, Lula condenou a guerra em si, mas evitou responsabilizar Putin explicitamente. O petista tem preferido relacionar o conflito na Europa à política expansionista da Otan capitaneada pelos Estados Unidos na região.

Os posicionamentos dos dois líderes da corrida eleitoral são, portanto, semelhantes ao penderem mais para o lado da Rússia no conflito. A pesquisa que já está em campo colhendo respostas dirá se os brasileiros enxergam da mesma forma.

Veja