Relator do PL dos combustíveis denuncia “perseguição política”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Relator dos dois Projetos de Lei (PLs) que tramitam no Senado Federal sobre combustíveis, Jean Paul Prates (PT-RN) afirmou nesta segunda-feira (7/3) que uma “perseguição política” contribuiu para que o Brasil não fosse autossuficiente no refino de petróleo.

“Foi feito investimento em refinarias, isso foi correto na época. (O governo Lula) Só não terminou o projeto porque não foram construídas mais uma ou duas refinarias para você ficar autossuficiente em refino também. Teve toda a confusão do cartel das empreiteiras que deu todo aquele escândalo no processo que virou perseguição política, erradamente. Com isso, acabaram com engenharia, com refinarias e acabou com as perspectivas de a gente ter autossuficiência em refino a curto prazo”, abordou o senador.

Jean Paul também fez críticas ao preço de paridade de importação (PPI). Segundo o parlamentar, a política de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras é prejudicial e interfere negativamente no preço dos combustíveis.

“Eu (Brasil) produzo todo o petróleo que eu preciso, eu tenho capacidade de refino que pode chegar a 80% do abastecimento dos derivados de petróleo, de todos aqueles que preciso no país para funcionar. Eu exporto petróleo que vale mais e uso o que vale menos. Portanto, eu tenho lucro nessa operação de exportação porque não só sou exportador de petróleo, mas sou exportador de petróleo melhor”, argumentou.

Folha de SP