Além da cassação, Mamãe Falei pode ser acusado por coquetéis molotov

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal abriu duas investigações contra o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (União Brasil) para apurar a fabricação de coquetéis molotov pelo parlamentar na Ucrânia, no início de março.

Na ocasião, o próprio deputado publicou em suas redes fotos nas quais afirmava ter participado da fabricação dos explosivos para o exército ucraniano.

A representação, feita pelo deputado Emídio de Souza (PT), aponta violação de tratados internacionais do qual o Brasil é signatário, e pede informações do MPF sobre eventuais procedimentos a serem adotados.

Em manifestação de 31 de março, a chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Rosane Cima Campiotto, afirma que as duas investigações instauradas já foram distribuídas aos procuradores competentes.

Arthur do Val também enfrenta processo na Assembleia Legislativa que pode levar à sua cassação. Na mesma viagem à Ucrânia, o deputado enviou áudios de conteúdo sexista a colegas, nos quais afirmava que as mulheres ucranianas eram “fáceis porque são pobres”.

Na última semana, o Conselho de Ética da Casa aprovou a perda do mandato de Do Val por quebra de decoro. Agora, a decisão precisa ser confirmada pelo Plenário. As punições podem variar entre a cassação em si até penas mais brandas, como advertência e perda temporária de mandato.

Veja