Alesp deve cassar Mamãe Falei hoje à tarde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A cassação do deputado estadual paulista Arthur do Val (União Brasil) deve entrar para julgamento no início da tarde desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa de São Paulo. O parlamentar foi protagonista de falas machistas divulgadas em um grupo de Whatsapp contra mulheres ucranianas em situação de guerra.

Para tentar assegurar um resultado positivo a seu favor, Arthur do Val, que é youtuber, tem buscado apoio dos seus seguidores. Este final de semana, ele divulgou vídeos nas redes sociais em que pede para seus apoiadores pressionarem a Alesp no sentido de o isentar no julgamento.

“Eu não quero que ninguém ‘passe pano’ para mim e para o meu erro. Se você também acha que isso claramente não é pelo mérito da questão, mas por quem eu sou, eu vou pedir para você: você pode me acompanhar à Assembleia terça-feira? Eu vou lá, eu quero estar lá, olhando nos olhos de todo mundo, e mostrando o que está acontecendo”, falou em um vídeo divulgado no Youtube.

A cassação, caso se confirme, gera a inelegibilidade do parlamentar até 2032.

Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, foi eleito com apoio do MBL como o segundo deputado estadual mais votado de São Paulo na onda de ataques ao sistema político.

Em dezembro do ano passado a Assembleia Legislativa de São Paulo suspendeu o mandato de um integrante da Casa, o deputado Fernando Cury, filmado apalpando o seio da deputada Isa Penna (PSOL) contra a vontade dela no plenário da Alesp.

O relator do caso de Arthur do Val é o deputado estadual Delegado Olim (PP-SP). Ele defendeu, em seu parecer, a cassação do parlamentar, comparando a situação com a de Cury.

Áudios vazados de conversas do deputado estadual Arthur do Val, co-fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), revelam comentários de teor sexista sobre as mulheres na Ucrânia, com quem teve contato durante viagem recente ao país para filmar a situação da guerra com a Rússia. Nos comentários, ele chega a comentar que tentou em um momento flertar com duas refugiadas.

“Elas são fáceis, porque elas são pobres. E aqui, minha carta do Instagram cheia de inscritos, funciona demais. (…) É inacreditável a facilidade. (…) Elas são gold diggers, que falam. (…) E essas cidades mais pobres são as melhores. (…) Já estou comprando minha passagem para o leste europeu para o ano que vem assim que chegar em São Paulo”, comentou.

Além da chacota envolvendo as mulheres locais, o parlamentar afirma que o também coordenador do MBL Renan Santos possui o hábito de viajar a países do leste europeu para fazer turismo sexual, chegando a se referir ao ritual como “tour de blonde” (passeio das loiras). “Ele viaja os países só para pegar loira. Mas ele tem técnicas já, ele é avançado”, apontou.

Em coletiva de imprensa ao chegar no Brasil, o deputado afirmou reconhecer o teor machista das mensagens, e disse se desculpar a todas as mulheres que tenha ofendido. Também confirmou a autoria dos áudios, que disse ter enviado a um grupo de amigos quando estava em um ponto de acolhimento na Eslováquia, um dos destinos para a população ucraniana refugiada.

Congresso em Foco