Banqueiros se aproximam do PT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eraldo Peres / AP

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, terá um jantar na próxima segunda-feira, em São Paulo, com empresários e pesos-pesados do setor financeiro da Faria Lima. O encontro vai reunir cerca de 20 pessoas e tem o objetivo de aproximar o partido de Lula a um setor onde o petista ainda tem residência, o PIB.

Em um jantar com empresários realizado na noite de quarta-feira, em São Paulo, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, fez um discurso alarmista sobre o futuro do banco, caso Bolsonaro não seja reeleito. No encontro realizado pelo grupo Esfera Brasil, Guimarães afirmou que, se o presidente for derrotado, vai se mudar para África.

A conversa vai girar em torno da economia e o que está sendo desenhado por Lula caso ele se eleja presidente. Gleisi já foi alertada sobre os temas que têm deixado o empresariado de cabelo em pé e que serão alvos de questionamentos, como o a revisão da reforma trabalhista. Outros assuntos que estarão na mesa são a privatização da Eletrobras e a política de preços da Petrobras.

Gleisi adiantou a aliados que criticará o esvaziamento do BNDES no governo Bolsonaro e vai destacar a importância do banco de fomento em um eventual governo do PT. Sobre a reforma trabalhista de Temer, a deputada deve reforçar a postura de Lula que aponta a necessidade de revê-la, apesar de ter sido aconselhada a se esquivar do tema.

O encontro de Gleisi com os empresários é promovido pelo grupo Esfera Brasil, que pretende receber todos os presidentes de partidos com candidatos ao Palácio do Planalto.

O Globo