Delegado-deputado paulista pode ser cassado por machismo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) pediu o afastamento preventivo do deputado Delegado Olim (PP) do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar.

Na semana passada, em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, o deputado afirmou que Isa deverá se reeleger graças à importunação sexual sofrida em plenário em dezembro de 2020. Segundo ele, a deputada “teve sorte” se passar pelo ocorrido.

— Sorte dela. Ela vai se eleger por causa disso. Ela só fala nisso — disse Olim, que ainda chamou o deputado Fernando Cury (União Brasil), que apalpou os seios da colega, de “cara do bem” e disse que “todo mundo adora ele”.

Veja também: Arquiteta acionou Jair Renan para pai receber empresários, indicam mensagens obtidas pela PF

A deputada, que pediu ainda investigação de eventual suspeição no caso Cury, ainda enviou uma notícia-crime ao Ministro Público em razão de “falas machistas e misóginas” feitas pelo deputado, que, segundo ela, infringem regramentos legais internacional dos quais o Brasil é signatário.

“De um lado, o requerido (Olim) defendia o agressor, alegando que sua reputação não poderia estar restrita ao fato da importunação, por ter sido pontual, não condizente com a personalidade de Fernando. De outro, menosprezou a violência sofrida pela requerente, ao mesmo tempo que a reduziu a esse episódio, como se sua carreira política estivesse, agora, no auge, graças à repercussão do caso”, diz trecho da notícia crime.

Globo