Eleitorado pró-Lula corre para tirar título

Reportagem, Todos os posts, Últimas notícias

 

O ex-presidente Lula (PT), líder em todas as pesquisas eleitorais, tem a liderança entre todas as faixas etárias, mas maior vantagem é entre os jovens, mostra o Datafolha.

Lula tem a preferência de 51% dos jovens entre 16 e 24 anos. Jair Bolsonaro (PL), principal adversário do petista, tem a preferência de 22% da mesma fatia do eleitorado. A soma de todos os adversários daria 40%

Pelo eleitorado jovem, portanto, Lula venceria com folga o pleito já no primeiro turno.

O Datafolha ouviu 2556 pessoas presencialmente entre 22 e 24 de março. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-08967/2022.

No mês passado, o TSE promoveu a Semana do Jovem Eleitor, para conscientizar o público da importância de participar do processo de escolha dos representantes. Somente em 24 e 25 de março foram emitidos mais de 90 mil títulos para quem tem menos de 18 anos.

Cientistas políticos apontam outro fator para explicar o aumento do interesse dos jovens: a campanha do TSE ganhou a adesão espontânea de artistas e influenciadores digitais, como a cantora Anitta. Mais próximos do diálogo com essa parcela da sociedade, eles ajudaram a reforçar a mensagem da importância do voto>

Redação