Freixo recebe apoio de militares, evangélicos e de banqueiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Centenas de personalidades assinaram um manifesto em apoio à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro. Entre os apoiadores do pessebista estão representantes de segmentos considerados estratégicos pela sua campanha como evangélicos, policiais e empresários. Em busca do eleitorado de centro, Freixo busca se apresentar como um nome moderado na campanha ao criar canais com setores vistos como refratários a candidaturas de esquerda.

“Nós, que endossamos esta carta, estamos convictos de que para sairmos do atoleiro temos que colocar as diferenças de lado e trabalharmos todos juntos pelo bem comum, porque a sobrevivência de milhões de famílias depende disso”, diz um trecho do texto assinado pelo antropólogo e especialista em segurança pública Luiz Eduardo Soares.

Uma das lideranças entre policiais que faz parte do abaixo assinado é o ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Alberto Pinheiro Neto. Também manifestaram apoio ao pessebista o Comandante da Escola Superior da Policia Militar do Rio, coronel Antonio Carballo e o antropólogo e ex- chefe do Estado-Maior da PM, coronel Robson Rodrigues.

Do setor financeiro, dois ex-diretores do Banco Central estão entre os apoiadores de Freixo: os economistas Arminio Fraga e André Lara Resende. Do campo evangélico, o pessebista conseguiu o apoio dos pastores Ariovaldo Ramos, líder da Comunidade Cristã Renovada e Aécio Pinto Duarte, da Ordem dos Pastores Batista do Brasil (OPBB), entre outros.

O texto conta ainda com apoio de ex-ministros que passaram pelos governos José Sarney (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Entre eles estão os ex-ministros da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira e Nelson Barbosa; o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o ex-ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim; e da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Artistas como Chico Buarque, José Padilha, Miguel Falabella, Taís Araújo, Wagner Moura, Marcelo Serrado e Glória Pires também estão entre os apoiadores do parlamentar.

A pré-campanha de Freixo vem apostando na aproximação com nomes de peso da sociedade civil que representam diferentes pólos do espectro político-ideológico, da esquerda a centro-direta. Além disso, o candidato do PSB contratou o marqueteiro Renato Pereira, que atuou em campanhas do MDB fluminense, como do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

O Globo