Gregório Duvivier explica a aliança Lula-Alckmin

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

por Eduardo Guimarães

A inteligência de Gregório Duvivier é sobrenatural. Em seu programa desta semana na HBO, deu uma aula sobre Geraldo Alckmin para quem não vive no Brasil ou não acompanhou nada da política brasileira nos últimos 30 anos.

Greg apontou cada um dos aspectos caricaturais do próprio Alckmin e de outros tucanos históricos. Fez uma ótima piada com a pregação dele para que as pessoas absorvam a luz do raiar do dia como inspiração, ao dizer que aquela teria sido uma indireta de Alckmin para o vampiresco Michel Temer.

Gregório, genial, fez a Alckmin cada critica que havia a fazer pelo seu passado tucano. E isso sem deixar de lembrar de uns poucos méritos, como o de que, em 2017, Alckmin não pedia, como seu partido, cadeia para Lula, mas, sim, legitimava-o dizendo que queria enfrentá-lo nas urnas.

Ou ao citar passagem do livro de FHC que conta que, muitos anos atrás, Lula já dizia que Alckmin era o melhor dos tucanos…

Esse Gregório… Fez piadas divertidíssimas sobre a falta de carisma e sobre hábitos caricaturais do ex-tucano e não o poupou de críticas pelos excessos de uma PM que, hoje se sabe, há muito não é comandada por ninguém além dos próprios militares…

Ao fim, mostrou que Alckmin não tinha votos a oferecer a Lula. Até porque, saiu arrebentado da eleição de 2018.

Mas Gregório não parou por aí. Explicou o que Alckmin representa de positivo para a candidatura de um Lula que seria, no dizer do mesmo Gregório, “mais de centro” e “mais próximo de Alckmin” ideologicamente. E que o tucano seria fiador disso, permitindo a Lula se livrar da pecha de “um dos extremos” que tentam pespegar nele.

Pediu aos críticos de Alckmin, no entanto, para que não sejam mais lulistas que o Lula ao criticarem o tucano por criticar o petista, que assimilou as críticas do ex-adversário e não fica bravo com elas…

Talvez porque também tenha feito críticas pesadas ao hoje companheiro de chapa.

Em seguida, Greg lembra da importância da civilidade na política e da rejeição necessária ao discurso da antipolítica, que tanto tem custado ao Brasil.

Como Pièce de résistance, Greg mostrou sua genialidade ao explicar por que a aliança com Alckmin fez da chapa com ele e Lula “a melhor chance que nós temos”…

Gregório sempre foi meio rad-psolista, mas amadureceu. Porque todos precisamos amadurecer um dia, assim como Jean Wyllys, Freixo, Boulos…

O fecho humorístico do genial comediante, jornalista e apresentador afaga o antialckimismo ao pedir a Lula para cuidar MUITO BEM da própria saúde…

Nada substitui a inteligência. Grande Gregório.