Kim Kataguiri apoia barbaridades de Mamãe Falei

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: VINICIUS LOURES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O deputado estadual paulista Arthur do Val (União Brasil), o Mamãe Falei, está em campanha nas redes sociais buscando angariar apoio contra o processo que pede a sua cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por quebra de decoro. Do Val publicou um vídeo no último sábado no YouTube convocando a militância do Movimento Brasil Livre (MBL) a comparecer na Alesp, na tarde desta terça-feira, para pressionar o colegiado a reprovar o processo. O vídeo, com mais de 230 mil visualizações, traz nos comentários o apoio do seu colega do MBL, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil).

— Força, Arthur, estamos juntos! — publicou Kataguiri.

Comentário de Kim Kataguiri em vídeo no canal de Arthur do Val

O comentário de Kataguiri tem mais de 200 reações, com apoios à fala e repúdio. No vídeo entitulado “Preciso de Você”, Do Val agradece os usuários que disseram que pretendem comparecer à Alesp nesta terça. O youtuber afirma ter recebido aceno “até de quem não gostava” dele, e que a pressão gerou uma consequência.

Mamãe Falei disse que “alguns deputados” começaram a rever suas posições. Ele cita Welligton Moura (Republicanos), membro da Comissão de Ética, que publicou uma enquete no Instagram no fim de semana perguntando a opinião dos seguidores sobre o tema. Do Val diz que é necessário manter o que ele chama de “pressão educada”, “sem xingar”.

— Preciso de você terça-feira. É um absurdo você cassar um deputado sem direito de defesa sequer, por áudios que não têm crime. Você já parou pra pensar o precedente histórico que isso abre? É sobre os nossos valores, os nossos princípios. É por isso que eu preciso de você — disse o deputado, convocando os apoiadores a se reunirem horas antes da sessão na frente da Alesp.

Na última quinta-feira, o relator do processo disciplinar contra Mamãe Falei, Delegado Olim (PP), propôs a cassação do mandato do parlamentar. O parecer chegou às mãos da presidente da comissão, Maria Lúcia Amary (PSDB), no mesmo dia. Do Val foi alvo de 20 representações de deputados da esquerda à direita após se tornarem públicos uma série de áudios, que ele enviou a um grupo de amigos no WhatsApp, com declarações sexistas sobre as ucranianas. Durante viagem à Eslováquia para supostamente contribuir na guerra da Ucrânia, o deputado afirmou nos áudios que as mulheres da região são “fáceis porque são pobres” e comparou as filas de refugiadas do conflito às “melhores baladas de São Paulo”.

O episódio causou uma chuva de críticas de declarações de repúdio de organizações humanitárias, movimentos feministas, sociedade civil e políticos. Do Val retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, pediu desfiliação do Podemos e viu crescer a pressão sobre o Legislativo paulista, onde atua, por sua cassação.

Em fevereiro, Kim Kataguiri se envolveu em uma crise envolvendo seu nome. Colega de Do Val no MBL, Kataguiri disse em uma entrevista ao Flow Podcast que o nazismo não deveria ter sido criminalizado na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). À época, membros do Congressos chegaram a pressionar para que Kataguiri renunciasse ao seu mandato na Câmara federal.

O Globo