Pacheco faz defesa de urnas eletrônicas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Em uma reunião fechada com Ignácio Ybáñez, embaixador da União Europeia, e outros 23 representantes de países europeus, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, defendeu a segurança das urnas eletrônicas brasileiras, lembrou que elas eram motivo de “orgulho” há até pouco tempo e destacou que os críticos do atual sistema eleitoral certamente serão uma “minoria” passadas as eleições. No entanto, entre essa minoria que diz não acreditar nas urnas está Jair Bolsonaro, que uma semana atrás fez mais uma das suas acusações infundadas – e sem provas – afirmando que a urna “não era inviolável, mas penetrável”.

Aos embaixadores, Pacheco disse:

– Aquilo que era motivo de orgulho nacional foi, por alguns, deslegitimado por interesses outros que não o interesse verdadeiro do aprimoramento. É evidente que as urnas eletrônicas são seguras.

E emendou:

– Acredito que não teremos problemas nas eleições salvo os arroubos daqueles que acreditam nisso e que vão bater sempre nessa mesma tecla, mas certamente serão uma minoria que logo será abafada pela constatação técnica da segurança da justiça eleitoral.

Estadão