PL monta Exército de tuiteiros bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arte / Agência O Globo

A consolidação do cenário para a eleição, com o fim da janela partidária, mostra que o PL, além de se tornar a maior bancada da Câmara e ganhar espaço no Senado, reuniu um “exército de tuiteiros” capaz de turbinar a estratégia digital da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Levantamento do GLOBO aponta que os parlamentares da legenda alcançam mais de 16,2 milhões de seguidores, o triplo do número dos congressistas do segundo colocado, o PT, do ex-presidente Lula (5,3 milhões). O número também é maior do que a soma de todos os representantes das principais legendas que devem apresentar candidatos na eleição presidencial — além do PT, o PDT, do ex-ministro Ciro Gomes (842 mil); o PSDB, do ex-governador João Doria (3 milhões); e o MDB, da senadora Simone Tebet (1,5 milhão).

Com a reposicionamento da articulação política do Planalto ao longo do governo — Bolsonaro rompeu com o PSL, hoje União Brasil, e se aliou ao Centrão —, diversos deputados expoentes da chamada “bancada da selfie”, em função do uso intenso das redes sociais, aproveitaram a janela partidária e ingressaram no PL. No Twitter, agem de maneira coordenada para divulgar ações do governo e ir contra adversários. Na ação mais recente, um vídeo em que Geraldo Alckmin (PSB), indicado para vice de Lula, faz críticas ao petista, então seu adversário, foi disseminado.

Na matéria completa, exclusiva para assinantes, como o Twitter é visto como a plataforma propícia para vencer as “batalhas de narrativas”, a organização da direita para os embates, os deputados “mais pops” na plataforma e a luta dos adversários para entrar na disputa.

O Globo