Presidente do BC quer mais liberdade para aumentar Juros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse que há dificuldades de conduzir a autoridade monetária sem uma autonomia “mais ampla”, que inclua a independência administrativa e financeira. Ele falou durante evento no Senado em homenagem ao seu avô, o economia Roberto Campos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a autonomia do Banco Central em fevereiro de 2022. O texto define mandato fixo de 4 anos para o presidente e os diretores da autoridade monetária, o que visa blindar o órgão de pressões político-partidárias. Eis a íntegra.

“Eu mencionei anteriormente a reforma a bancária promovida pelo Paeg [Programa de Ação Econômica do Governo] em 1964. De fato, Roberto Campos foi um dos principais responsáveis pela criação do Banco Central e um grande defensor da sua autonomia”, disse. Assista (1min14s):

A Lei 4.595 daquele ano, que criou o BC a autonomia operacional, financeira e administrativa, inclusive com mandatos fixos para o presidente e diretores. A legislação durou até 1967.

“Hoje nós vivemos uma realidade de ter uma autonomia operacional sem ter uma autonomia administrativa e financeira. E a gente vê a dificuldade que é no dia a dia conduzir o Banco Central sem ter uma autonomia mais ampla”, declarou Campos Neto. Disse que o Brasil está avançando no modelo defendido pelo avô.

O Banco Central não pode definir, por exemplo, reajustes salariais de servidores. A decisão é feita na realização do orçamento do governo federal. Os funcionários públicos da autoridade monetária entraram em greve para pressionar o aumento salarial em abril.

Poder 360