Reeleição de fascista húgaro recomenda distância do parlamentarismo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Se algum democrata ainda tinha dúvidas de que pitadas de parlamentarismo com um sistema distrital fariam bem ao Brasil, a quarta recondução de Viktor Orbán, na Hungria, há de tê-las dissipado.

O partido do primeiro-ministro húngaro, o Fidesz, fez 135 das 199 cadeiras do parlamento, derrotando a aliança de seis partidos que se juntaram para derrotá-lo. Esta aliança alcançou apenas 56 cadeiras.

Nas duas últimas eleições, Orbán conseguiu esses dois terços das vagas apesar de não ter alcançado nem a maioria dos votos. Desta vez, manobrou uma reforma que possibilitou o inchaço de distritos controlados pelos partido, criando o “voto turista”.

Graças a este voto, eleitores que não eram residentes nos distritos poderiam ser autorizados a votar. Foram registradas levas de húngaros sendo transportados – até do exterior – para votar em distritos em que o Fidesz precisava de votos para ganhar.

Esta reforma eleitoral, somada à máquina de informação aperfeiçoada pelo governo para a pandemia, fez com que a narrativa de Orbán se estabelecesse como aquela que oferece mais segurança para um país que está na fronteira do conflito com a Rússia.

O mesmo sistema de alertas que manteve a população em dia com vacinas e lockdowns foi usado para disseminar a propaganda do Fidesz. A mais eficiente delas foi a de que a aliança de oposição queria que a Hungria declarasse guerra contra a Rússia.

Próximo do presidente russo, Vladimir Putin, Orbán apoiou as sanções contra a Rússia, à exceção do fornecimento de gás, mas foi contra o envio de armas e montou uma rede de divulgação de número e fatos sobre a guerra para contestar a cobertura ocidental. Montado nesta ambiguidade, explorou o que chamou de espírito belicista da oposição.

O Brasil (ainda) mantém o sistema presidencialista, apesar dos esforços do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, para dar uma pincelada de parlamentarismo na ordem vigente. O voto majoritário do presidencialismo é uma defesa contra manobras como esta que resultou no redesenho dos distritos.

O país tem ainda um Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atento contra a montagem da rede subterrânea de informações do bolsonarismo. Atento, mas incapaz de dar conta dos atalhos que esta rede é capaz de encontrar para fugir das proibições.

O Brasil também não tem uma guerra próxima de suas fronteiras, mas Jair Bolsonaro já demonstrou, a exemplo, de Orbán, adesão à estratégia dos “fatos alternativos” para fazer valer as bandeiras da extrema direita populista.

E também mostrou que sabe usá-la para fazer mover parcelas amedrontadas da opinião pública, especialmente entre evangélicos. Foi para este público que migrou o discurso da direita versus esquerda para o “bem contra o mal”.

Valor Econômico