Ribeiro nega à PF saber de esquema de pastores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, confirmou à Polícia Federal (PF) que recebeu Gilmar Santos, um dos pastores apontados de praticar lobby no Ministério da Educação, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele negou ainda a existência de um “gabinete paralelo” ou qualquer “tratamento privilegiado” na pasta. As informações são do jornal O Globo.

“O presidente Jair Bolsonaro realmente pediu para que o pastor Gilmar fosse recebido, porém isso não quer dizer que o mesmo gozasse de tratamento diferenciado ou privilegiado na gestão do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] ou MEC, esclarecendo que, como ministro, recebeu inúmeras autoridades, pois ocupava cargo político”, disse em um trecho do depoimento.

Ribeiro explicou que Bolsonaro não se envolveu mais após a primeira reunião com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura no MEC. “O presidente da República jamais indagou o declarante a respeito da visita do pastor Gilmar”.

A Polícia Federal deu início a inquérito contra o ex-ministro Milton Ribeiro em decorrência de uma série de reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo que denunciaram a existência de um “gabinete paralelo” formado por pastores, que controlariam a liberação de verbas e a agenda da pasta. Ele foi quarto ministro na gestão do presidente Bolsonaro. A pasta é vista como um ponto importante da chamada “guerra ideológica” contra a esquerda travada pelo atual governo.

Em áudio divulgado pela Folha, Milton Ribeiro disse, em encontro com prefeitos, que o governo prioriza amigos de pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os religiosos citados pelo ministro são Gilmar Santos e Arilton Moura, que, apesar de não ocuparem qualquer cargo no governo, estiveram presentes em várias reuniões com autoridades.

À PF, o ex-ministro disse que a conversa do áudio publicado nas reportagens foi tirada de contexto, e explica que o sentido da fala era de prestigiar Gilmar Santos na “condição de líder religioso nacional”, e que desconhecia a abordagem de prefeitos pelos pastores para oferecer esquemas.

“Aquela afirmação, a da gravação, foi feita como forma de prestigiar o pastor Gilmar, na condição de líder religioso nacional, não tendo qualquer conotação de enfatizar os amigos do pastor Gilmar teriam privilégio junto ao FNDE ou Ministério da Educação”.

Congresso em Foco