Rússia ameaça bombardear Reino Unido Chega

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O Kremlin ameaçou o Reino Unido com uma “resposta proporcional” se os britânicos continuarem apoiando a Ucrânia em ataques contra o território russo. Além disso, o governo da Rússia está irritado com a doação de equipamentos militares ao país liderado por Volodymyr Zelensky.

Nesta terça-feira (26/4), o Ministério da Defesa russo classificou a atuação dos britânicos como “provocação direta”.

A Rússia adverte: “Gostaríamos de sublinhar que a provocação direta de Londres ao regime de Kiev para tais ações, se tais ações forem realizadas, levará imediatamente à nossa resposta proporcional”.

O comunicado evidencia a intenção russa. “Como já avisamos, as Forças Armadas russas estão em prontidão 24 horas por dia para lançar ataques retaliatórios com armas de longo alcance de alta precisão em centros de tomada de decisão em Kiev”, frisa o texto.

O governo russo citou declarações do ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, que manifestou apoio às tropas ucranianas que atacam o território russo.

“Não é necessariamente um problema se a Ucrânia usar armas doadas pela Grã-Bretanha”, disse a autoridade britânica, na manhã desta terça-feira.

Tensão
A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entidade militar liderada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Zelensky, em 24 de fevereiro.

A tensão no Leste Europeu voltou a subir, depois de pelo menos três ataques ucranianos contra o território russo.

A escalada da violência também é influenciada pelo naufrágio do navio militar Moskva, maior embarcação de guerra russa no Mar Morto. A Ucrânia reivindicou o ataque.

Além disso, ataques recentes contra a Moldávia estão assustando líderes globais, que temem que o conflito saia de controle.

Metrópoles