União Brasil rejeitaria filiação de Moro se ele não cedesse

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/GloboNews

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, e o secretário-geral do partido, ACM Neto, disseram em um comunicado neste sábado (2) que a filiação do ex-juiz Sérgio Moro visa a um “projeto político-partidário” em São Paulo.

“Sua filiação [Moro] ao União Brasil tem como objetivo a construção de um projeto político-partidário no estado de São Paulo e facilitar a construção do centro democrático, bem como o fortalecimento do propósito de continuarmos crescendo em todo país”, diz a nota.

O documento também foi assinado por Antônio Eduardo de Rueda, primeiro vice-presidente nacional do União Brasil, e presidente do União Brasil de São Paulo.

Na sexta-feira (1º), um dia depois de ter anunciado que abria mão da pré-candidatura à Presidência da República neste momento, Moro convocou a imprensa para fazer um pronunciamento. Ele disse, na ocasião, que não havia desistido “de nada”.

Moro também criticou diretamente as propostas dos dois pré-candidatos que aparecem na liderança das pesquisas de intenção de voto: o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro.

A sinalização de que Moro ainda tinha intenções de se candidatar ao Palácio do Planalto gerou uma reação na ala do União Brasil egressa do Democratas, que apresentou a impugnação da filiação.

Neste momento, a ala do Democratas no União Brasil não aceita a pré-candidatura de Moro a presidente porque isso criaria dificuldades para seus aliados nos estados.

Segundo o blog do Valdo Cruz, após reuniões neste sábado, a cúpula do União Brasil chegou a um acordo restringindo o projeto de Sergio Moro a São Paulo. Com isso, a impugnação da filiação do ex-juiz a sua nova legenda será retirada.

Íntegra da nota do União Brasil
“O União Brasil tem na sua essência a defesa da democracia. Nascemos pautados pelo respeito ao espírito colegiado, e seguiremos assim na tomada de todas as decisões internas.

O ex-ministro Sergio Moro é um homem íntegro, capaz de enriquecer, junto às demais lideranças partidárias, a discussão sobre o futuro que almejamos para o país.

Sua filiação ao União Brasil tem como objetivo a construção de um projeto político-partidário no estado de São Paulo e facilitar a construção do centro democrático, bem como o fortalecimento do propósito de continuarmos crescendo em todo país.”

G1