Ao menos 9 ministros do STF estão indignados com Silveira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa-29.mar.22/AFP

A resistência do deputado federal Daniel Silveira (PTB-SP) em obedecer a determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) está aumentando a indignação de magistrados da corte contra ele. Há ministros que se referem ao parlamentar agora apenas como “marginal”.

O processo contra Silveira ainda corre no Supremo, já que o indulto dado a ele pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) não interfere na tramitação —mas apenas o livra do cumprimento da pena, que ocorreria quando se esgotassem todos os recursos da defesa dele na Justiça.

Silveira, no entanto, se recusa a usar a tornozeleira eletrônica, como determinou o ministro Alexandre de Moraes. E chegou também a se negar a assinar uma citação em que o magistrado determinava que ele voltasse a utilizá-la.

Nesta semana, ele teve as contas bloqueadas por instituições financeiras, conforme determinação do ministro, justamente por descumprir as medidas cautelares do STF.

Além do uso da tornozeleira, Moraes proibiu o parlamentar de participar de eventos públicos —ordem que ele tem desprezado solenemente, comparecendo a manifestações e a eventos de seu partido, o PTB.

Folha