Defesa de Lula não quer mais ações contra Moro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Conselheiros da área jurídica e advogados ligados a Lula descartam chances de pedirem novas ações contra Sergio Moro na Justiça. A avaliação feita ao petista é que ele obteve vitórias nos 25 processos que contestou a atuação do ex-juiz e da Lava-Jato no âmbito nacional, além de uma na esfera internacional, e que não é o momento de se mobilizarem nessa frente.

Hoje, por exemplo, a defesa de Lula não planeja acionar o governo Bolsonaro na Justiça por ainda não ter realizado a determinação da ONU de divulgar a decisão que o órgão deu a favor do petista. No mês passado, o Comitê de Direitos Humanos da ONU concluiu que Moro e a força-tarefa foram parciais nas investigações contra Lula durante a Lava-Jato e que cabe ao governo Bolsonaro dar ampla divulgação ao fato. A defesa de Lula acredita que é hora de aguardar, já que o comite deu 180 dias para que a ordem seja cumprida.

A postura dos advogados ligados a Lula vai em linha diferente à dos deputados do PT, que moveram uma ação contra o ex-juiz, pedindo que ele venha a ressarcir os cofres públicos por prejuízos causados pela operação à economia brasileira e à Petrobras. O ex-juiz se tornou réu neste processo.

Folha de SP