Entidades da imprensa e da Ciência lançam notas pró democracia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ABC (Academia Brasileira de Ciências) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

“[As entidades], perante as ameaças que ora pairam sobre as eleições deste ano, vêm a público reafirmar seu compromisso inabalável com a democracia e sua defesa intransigente do sistema eleitoral brasileiro, condenando enfaticamente as peças de propaganda dirigidas contra ele e, ainda, conclamando todos os cidadãos que valorizam a ética e a decência a se unirem em defesa do regime democrático, cuja implantação custou tantos esforços e mesmo vidas ao nosso povo”, diz a nota conjunta.

Assinam Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, Helena Bonciani Nader, da ABC, e Octavio Costa, da ABI.

Desde o início de seu mandato, Bolsonaro vem buscando tirar a credibilidade do sistema eletrônico de votação, apesar de ele ser considerado confiável por especialistas e não haver histórico de fraudes em eleições. O presidente ameaça não reconhecer o resultado caso perca, o que tem provocado reações no Judiciário, Congresso e sociedade civil.

Folha de SP