Grupo suíço vai indenizar Petrobras por corrupção

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O grupo suíço Glencore fechou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) e se comprometeu a pagar quase US$ 39,6 milhões. A operadora de petróleo e derivados se declarou culpada por atos de corrupção envolvendo a Petrobras.

O pagamento ainda depende da homologação do acordo. A expectativa é que os valores sejam depositados em parcela única dentro de 30 dias após a validação das cláusulas. O dinheiro será pago direto para a Petrobras. As negociações foram feitas pelo escritório Barros Pimentel Advogados.

A empresa reconheceu ter pago propina em troca do favorecimento em operações de compra e venda de combustíveis da Petrobras no mercado externo. As suspeitas foram levantadas nas investigações da extinta Operação Lava Jato.

O Ministério Público Federal informou que o grupo também prometeu entregar “informações e provas relevantes sobre os ilícitos, identificando os participantes”, o que segundo o órgão vai abastecer investigações sobre corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, improbidade e crimes contra o sistema financeiro nacional.

“O acordo de leniência assinado teve como objeto a apresentação de provas para aprofundamento e expansão das investigações relativas a atividades de prepostos, empregados e administradores, desligados ou não, das empresas do grupo Glencore”, informou o MPF.

COM A PALAVRA, O GRUPO GLENCORE

Em comunicado publicado nesta terça, a Glencore disse que “reforçou suas estruturas de compliance”, com base nas “melhores práticas internacionais”, e que não é mais a mesma empresa que foi quando “práticas inaceitáveis” ocorreram.

“O conselho e a equipe de gestão estão comprometidos em operar uma empresa que cria valor para todos os stakeholders, operando de forma transparente sob um conjunto de bem definido de valores, com franqueza e integridade em primeiro lugar”, diz um trecho da manifestação.

Estadão