Senado pode refazer convite a observadores de eleição europeus

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Um grupo de senadores irá convidar observadores do Parlamento Europeu para atuarem como observadores das eleições do Brasil, que ocorrem em outubro. O movimento passou a ser articulado depois que parlamentares foram informados, na semana passada, por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que o Itamaraty fez uma sinalização negativa sobre a possibilidade de a União Europeia acompanhar o processo eleitoral brasileiro. Isso fez com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) paralisasse as tratativas com o órgão internacional.

A irritação de Lula com aliados sobre a segurança de sua campanha

— Conversamos com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, que se comprometeu em apoiar a iniciativa de intermediar a vinda de observadores do Parlamento Europeu para a eleição presidencial — disse Randolfe Rodrigues (Rede-AP) à coluna. Ele é um dos seis senadores que vêm realizando um movimento de defesa do STF e do sistema democrático diante de novas ameaças feitas pelo presidente Bolsonaro.

Os senadores estão discutindo como o convite será feito. Uma opção é que Pacheco envie uma carta, subscrita também por líderes do Senado, convidando representantes do Parlamento Europeu para acompanhar o pleito de outubro. Os parlamentares avaliam ainda fazer um requerimento no Senado pedindo que o Parlamento Europeu mande observadores ao Brasil. Outra possibilidade que está em análise é que uma comissão de senadores autorizada por Pacheco vá ao órgão, em Bruxelas, para fazer o convite pessoalmente.

— Escolhemos esse caminho porque, diferentemente da União Europeia, não é necessário a intermediação do Itamaraty para trazer representantes do Parlamento Europeu — explicou Randolfe à coluna.

Globo