Aliança MDB-PSDB segue batendo cabeça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arte / Agência O Globo / Daniel Marenco e Givaldo Barbosa

Apesar de a pré-candidata do MDB à Presidência, a senadora Simone Tebet (MS), ter conseguido atrair o PSDB para o seu palanque, tucanos e emedebistas terão dificuldades para trilhar o mesmo caminho em pelo menos 15 unidades da federação. Diante dos impasses, a chapa recém-formada, que deverá ter o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como vice, vai constituir um conselho com representantes das duas legendas e do Cidadania, que compõe uma federação com os tucanos, para buscar alternativas aos nós estaduais e evitar que ele resulte em enfraquecimento e falta de engajamento na candidatura presidencial por parte dos palanques estaduais.

O comando da campanha presidencial quer evitar o risco de os dois partidos constituírem um “palanque oco”, ou seja, unido no plano federal, mas sem apoio na ponta.

O mapeamento é vasto. Há problemas à vista no Amapá, Amazonas, na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, no Mato Grosso do Sul, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, no Piauí, Rio de Janeiro, assim como em Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Veja, em reportagem exclusiva para assinantes, infográfico que ilustra os impasses estaduais entre MDB e PSDB, e saiba detalhes sobre as causas dessas divergências nos estados. Entenda também como tem se posicionado o deputado federal tucano Aécio Neves (MG), além de quadros emedebistas no Nordeste.

O Globo