Ciro Gomes ganha mais um processo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP e Reprodução

Ricardo Salles, o ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro, apresentou ação à Justiça de SP contra Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência da República. O caso está na 37ª Vara Cível de SP.

Salles pede R$ 20 mil de indenização por danos morais após ter sido chamado de “contrabandista de madeira” e “corrupto” por Ciro em entrevista a um podcast.

Segundo o ex-ministro, Ciro, ao dar a declaração, “possui nítida intensão de depreciar a sua honra, ultrapassando qualquer limite de liberdade de expressão e ferindo também seu direito de personalidade”.

No início de junho, Ciro foi entrevistado pelo Flow Podcast, onde comentou sobre diversos assuntos. Ao falar sobre Salles, o pedetista afirmou o seguinte (segue a transcriação do trecho):

“(…) Agora, enquanto isso, o Bolsonaro traz esse tal de Salles, o cara é contrabandista de madeira. Não sei de onde ele veio. Quase que eu telefono: ‘Ô Lula, pergunta para o Alckmin aí do teu lado de onde é que ele veio?’. O cara foi lançado na política secretario de Ambiente de São Paulo e foi demitido por corrupção. Depois virou chefe de gabinete do Alckmin, ou vice versa; depois secretário do Meio Ambiente. É o cara que pagou R$ 1.000,00 para quem fosse me hostilizar aqui em um restaurante (…)”

Esta não foi a única ação apresentada contra Ciro nos últimos dias. O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e os comandantes das Forças Armadas apresentaram uma noticia-crime à Procuradoria Geral da República contra o advogado.

A queixa é motivada por uma entrevista de Ciro, onde ele afirma que parte das forças armadas é conivente com o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas, na Amazônia.

O Globo