Estudantes da Unicamp expulsam candidatos do Novo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Três pré-candidatos a deputados pelo Partido Novo em São Paulo foram impedidos de dar uma palestra por manifestantes de esquerda na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na noite desta quarta-feira (29). Eles disseram terem sido agredidos.

Fernando Holiday, que pretende disputar vaga na Câmara dos Deputados, além de Leo Siqueira e Lucas Pavanato, que concorrerão à Assembleia Legislativa, iriam falar sobre as cotas e o financiamento das universidades públicas em um teatro do campus.

Ideologicamente de direita, eles defendem mudanças ou aperfeiçoamento no atual modelo de cotas e defensores da cobrança de mensalidade nas universidades. O evento foi organizado pela União Juventude e Liberdade (UJL), entidade estudantil liberal.

Antes do início do ato, foram cercados por algumas dezenas de manifestantes de movimentos de esquerda.

“Recua, fascista, recua, a Unicamp nunca vai ser sua”, cantavam os ativistas, com bandeiras e instrumentos de bateria.

Houve empurra-empurra e xingamentos, e a palestra acabou não acontecendo. “Infelizmente não conseguimos falar sobre as nossas propostas, mas mostramos a verdadeira face dessa galera que quer voltar ao poder no nosso país”, afirmou Holiday.

Segundo Siqueira, os manifestantes são os “verdadeiros fascistas de esquerda”. “Agrediram a gente, deram soco nas costelas, jogaram água, arrebentaram o nosso microfone, tudo por medo da verdade”, afirmou o pré-candidato.

Os três pré-candidatos afirmam que precisaram ser escoltados pela segurança da universidade até a saída do campus.

Folha