Filho de Bolsonaro agradece a Fux por se omitir

Sem categoria

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

Filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aproveitou um café da manhã com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ontem, para fazer um aceno à Corte.

Segundo fontes presentes no encontro, Flávio agradeceu Luiz Fux pela postura diante das diversas crises entre Poderes que aconteceram ao longo dos últimos dois anos.

Segundo Flávio, o presidente do STF teria contribuído para evitar a escalada de tensões em alguns episódios que opuseram Executivo e Judiciário.

O café com o ministro envolveu não apenas Flávio, mas também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e outros 10 senadores.

Após a reunião, Pacheco explicou que o presidente do STF fez um balanço de sua gestão, que se encerra em 10 de setembro. Ele será substituído no cargo pela ministra Rosa Weber.

“Quero reconhecer o exercício perene do ministro de diálogo com o Congresso. O respeito recíproco é fundamental à democracia”, afirmou Pacheco.

Além disso, Pacheco disse que abordou a tramitação da PEC do Quinquênio, proposta que está no Senado para instituir aumento de 5% nos vencimentos de juízes e promotores a cada cinco anos. Fux tem apoiado a pauta, pleito antigo da categoria.

“O presidente do STF não fez nenhum tipo de reivindicação. Esse assunto partiu de mim”, afirmou Pacheco, voltando a defender que o quinquênio seja votado somente depois de aprovado outro projeto: o que acaba com os chamados “supersalários” no Judiciário.

Segundo fontes que acompanham as tratativas, Pacheco teria sinalizado que a PEC poderia entrar na pauta desta semana. Porém, ponderou a possibilidade de baixo quórum, devido aos festejos juninos e da pré-campanha nas bases eleitorais dos parlamentares.

Em nota divulgada pela assessoria do tribunal após o encontro, Fux disse que convidou os senadores para o café da manhã “em razão da proximidade do fim da gestão” e “para agradecer a boa relação do Senado com o STF”.

“Durante a conversa foram tratados diversos temas como a competência das duas Casas, o papel das instituições, a importância do diálogo e da necessária harmonia e independência entre os três Poderes”, destacou a nota.

O texto diz ainda que os senadores manifestaram preocupação com a elevada quantidade de decisões individuais dos ministros. Fux esclareceu ter sido implantada em sua gestão as sessões extraordinárias virtuais, que agilizam o referendo das liminares em plenário.

Também foram ao café da manhã os senadores Alvaro Dias (Podemos-PR), Eduardo Gomes (PL-TO), Eliane Nogueira (PP-PI), Izalci Lucas (PSDB-DF), Marcelo Castro (MDB-PI), Nilda Gondim (MDB-PB), Nelsinho Trad (PSD-MS), Paulo Rocha (PT-PA) e Weverton (PDT-MA).

Valor Econômico