Infectado por covid, ministro de Bolsonaro vai a evento público

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Correa / Presidência da República

O almirante Flávio Rocha, chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE), causou um desconforto nesta terça-feira entre alguns dos presentes no Brazil Investment Forum 2022 (BIF 22), que acontece em São Paulo.

O militar, que circulou sem máscara e esteve na plateia com centenas de pessoas, testou positivo para Covid-19 no desembarque da comitiva brasileira para a Cúpula das Américas nos Estados Unidos, na última quinta-feira (9).

A interlocutores, Rocha disse ter refeito o teste na Marinha. O exame foi realizado no regresso ao Brasil, no último dia 11, segundo sua assessoria.

Pois bem. A orientação do Ministério da Saúde permite que o infectado deixe o isolamento após cinco dias, desde que o resultado para o coronavírus dê negativo e o paciente não tenha apresentado sintomas respiratórios nem febre nas últimas 24 horas.

Mas a recomendação da pasta é manter medidas adicionais até o 10º dia, o que inclui usar máscara e evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou do grupo de risco.

Ao contrair Covid-19 no ano passado, Rocha já havia ignorado a ciência: disse, na ocasião, que se tratava com hidroxicloroquina, comprovadamente ineficaz contra a doença.

Nesta segunda-feira, quando embarcou rumo à capital paulista, o secretário participou de um jantar que reuniu alguns dos convidados ao maior evento de investimento estrangeiro da América Latina. Ele está entre os mais de 70 palestrantes da quinta edição do BIF.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Jair Bolsonaro e seus ministros Paulo Guedes e Carlos França. Também compareceram os presidentes da ApexBrasil, Augusto Pestana, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Maurício Claver-Carone. O evento, que continua nesta quarta-feira, aglutina autoridades e executivos de grandes empresas.

O Globo