Presidente da Funai nunca visitou uma reserva indígena

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação

Desde que assumiu o comando da Funai, em julho de 2019, Marcelo Xavier não visitou terras indígenas nenhuma vez, segundo registros do Portal da Transparência. Na última década, todos os titulares do cargo foram a locais onde a entidade atua. Antecessor de Xavier, Franklimberg de Freitas, indicado no governo Temer, visitou terras indígenas ao menos 12 vezes durante os 15 meses em que esteve à frente do órgão. Já o delegado da Polícia Federal escolhido por Bolsonaro preferiu permanecer em Brasília, com exceção de duas viagens em que deu palestras. Em junho, ele foi a Cuiabá a convite do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), defensor da exploração de potássio em áreas demarcadas.

Cattani é ainda réu em um processo de reintegração de posse de um terreno do Assentamento Pontal do Marape, em Nova Mutum, destinado à reforma agrária.

Na palestra, Xavier defendeu incentivos à produção em territórios demarcados para tornar os povos originais “protagonistas da própria história”. Ele se encontrou com membros da etnia Haliti-Paresi, que produzem grãos em 20 mil hectares com apoio da Funai. Procurado, o órgão não se manifestou.

Estadão