Presidente do México diz que Brasil fará festa após eleger Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Cobrado seguidamente na cobertura econômica externa, a apresentação do plano de governo de Lula e Geraldo Alckmin nesta terça (21) mobilizou Bloomberg, Reuters e outros.

No enunciado da primeira, “Lula define prioridades para possível governo: Amazônia, Petrobras, lei fiscal” (acima). Descrevendo como “diretrizes”, o serviço sublinha que o documento de 34 páginas e 121 pontos está agora “aberto para debate público”.

Destaca, entre as frases do ex-presidente na apresentação: “Nós precisamos seriamente reconstruir o Brasil”. E anota que “será um prioridade combater a fome e a inflação, principalmente a decorrente de alimentos, combustíveis e eletricidade mais caros”.

A Reuters separou seu noticiário em diferentes despachos, começando por “Lula define domar a inflação como prioridade” e depois “Lula propõe novo quadro fiscal, derrubando teto de gastos”.

Já sites latino-americanos como Infobae ressaltam que “Lula apresenta plano de governo focado em políticas sociais e proteção da Amazônia”.

‘COMO VAMOS FICAR FELIZES’

No mexicano El Universal, “AMLO vê um ‘Carnaval’ nas eleições do Brasil com Lula da Silva”. O presidente do México, em coletiva na qual se declarou “muito feliz” com a eleição de Gustavo Petro na Colômbia, colocando música para tocar, acrescentou: “Imagine o Carnaval quando das eleições no Brasil, como vamos ficar felizes”.

‘TODOS OS OLHOS NO BRASIL’

No Washington Post, manchete impressa e digital, “À medida que a América Latina se inclina para a esquerda, EUA podem ficar em segundo plano”. A eleição na Colômbia foi “o exemplo mais impressionante” da mudança na região, que o jornal, ouvindo Cynthia Arnson, do Wilson Center, de Washington, credita à pandemia.

O WPost ressalta: “Todos os olhos estão agora no Brasil, o maior país da América Latina, onde Lula lidera as pesquisas para derrubar Jair Bolsonaro em outubro”.

Folha de SP