Cresce a chance de PSD apoiar Lula no 1o turno

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Interessado em se reeleger presidente do Senado no ano que vem, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) recebeu ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parlamentares do PT em um almoço em Brasília. Do lado petista, o encontro serviu para que Lula pedisse ao senador ajuda para atrair o apoio do PSD à sua candidatura à Presidência já no primeiro turno, o que é improvável devido às divisões regionais na sigla comandada por Gilberto Kassab, que liberou cada diretório estadual para se posicionar como quiser.

O almoço na residência oficial do Senado foi a primeira reunião entre Lula e Pacheco, que até então não se conheciam. Segundo interlocutores do petista, a agenda também simbolizou um gesto inicial do que pode vir a ser uma costura política pela reeleição do senador mineiro no comando da Casa. No ano passado, o senador do PSD contou com o apoio da bancada do PT para conquistar a presidência do Congresso. Parlamentares que participaram da reunião de ontem admitem que a aliança pode ser renovada no ano que vem em caso de vitória do ex-presidente na corrida pelo Palácio do Planalto.

— É um bom caminho para começar a conversa entre dois líderes. Lula é o candidato mais bem colocado (nas pesquisas de inteção de voto) à Presidência. Pacheco quer se reeleger à presidência do Congresso — afirmou o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Veja, em reportagem exclusiva para assinantes, infográfico interativo que detalha as pré-candidaturas do PSD nos estados e o posicionamento desses nomes em relação à disputa presidencial. Entenda qual a estratégia do PT para atrair o apoio do partido de Kassab e veja assuntos que estiveram presentes na conversa dessa quarta-feira.

O Globo