Datafolha: 67% dos jovens rejeitam Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo e Isac Nóbrega/PR

Nova pesquisa Datafolha feita somente com jovens de 16 a 29 anos em 12 capitais revelou nesta quarta-feira que o presidente e pré-candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, tem rejeição de 67% dos entrevistados desse público. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 32%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 22%; General Santos Cruz (Podemos), 10%; Vera Lúcia (PSTU), 7%; Pablo Marçal (Pros), 6% e Eymael (DC), com 6%.

Os outros pré-candidatos tiveram rejeição de 5% ou menos. A margem de erro dessa pesquisa com jovens é de três pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

A rejeição de Bolsonaro entre os jovens é significativamente maior do que entre o público geral. Na última pesquisa Datafolha, do fim de junho, o presidente era rejeitado por 55% dos entrevistados. Já Lula, por 35%. Ou seja, os que dizem nunca votar no petista têm proporção igual tanto entre jovens quanto na população geral, levando em consideração a margem de erro e que as duas pesquisas são diferentes, uma vez que a entre jovens foi feita em 12 capitais. Em junho, dentre a parcela mais jovem (de 16 a 24 anos, não 29), eram 60% que não votavam em Bolsonaro, e 26% que rejeitavam Lula.

A avaliação do governo Bolsonaro também é pior entre jovens: 55% consideram ruim ou péssima sua administração, contra 47% na pesquisa que entrevistou uma amostra refletindo a população geral. Entre os jovens, 13% consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom e 31%, regular.

A nova pesquisa Datafolha ouviu 935 pessoas de 16 a 29 anos entre os dias 20 e 21 de julho em 12 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém) e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 05688/2022.

O Globo