Datena pula fora de Bolsonaro e da candidatura

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Neila Rocha/MCTI/Flickr

O apresentador José Luiz Datena (PSC) anunciou ontem, durante seu programa de televisão na Rede Bandeirantes, a desistência de disputar o Senado por São Paulo. Ele concorreria ao cargo na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes com apoio do presidente Jair Bolsonaro.

“Pensei bem e resolvi seguir meu caminho”, afirmou Datena durante seu programa. O apresentador era considerado o favorito para a disputa ao Senado em São Paulo e deixou a classe política à espera de sua decisão. Ontem, encerrou-se o limite de prazo para comunicadores se afastarem de seus programas de TV, conforme prevê a legislação eleitoral. É a quarta vez que Datena desiste em cima da hora de trocar a apresentação de programa policial pela política. Ele já havia se disposto a concorrer a prefeito de São Paulo pelo PP em 2016; a senador pelo DEM em 2018 e a prefeito da capital paulista novamente em 2020, pelo MDB. Com a saída de Datena, Ricardo Nunes assumiu a vice de Bruno Covas (PSDB), que morreu de câncer em 16 de maio de 2021.

A desistência do apresentador deflagra uma disputa entre bolsonaristas pela vaga na chapa de Tarcísio: a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB), a parlamentar Carla Zambelli (PL-SP) e a médica Nise Yamaguchi (Pros). O ex-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, também é cotado para a vaga na chapa de Tarcísio.

A saída de Datena do páreo abre espaço para uma candidatura do ex-governador paulista Márcio França (PSB), que tende a desistir da pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes como parte de um acordo político entre PT e PSB e concorrer ao Senado na futura chapa do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad ao governo de São Paulo.

O anúncio da desistência de Datena pegou de surpresa o presidente Jair Bolsonaro. Horas antes, Bolsonaro disse a apoiadores no Palácio da Alvorada.

“Eu estou com Datena lá [em São Paulo], fechei com o Datena. Ele está em outro partido e tem críticas, assim como tem gente que critica o Tarcísio, que critica a mim. Não dá pra gente pacificar o negócio”, afirmou.

Durante o anúncio de sua desistência, Datena procurou agradecer Bolsonaro pelo apoio e frisou que o presidente não teve a ver com o fato de sua candidatura ao Senado não vingar.

“Em primeiro lugar eu queria deixar a minha palavra aqui de carinho para com o presidente, que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como [candidato ao] Senado e foi isso mesmo que foi acordado. Mas pensei bem e (…) não foi por parte dele que não dei certo”, justificou o apresentador.

Datena deixou claro que sua decisão levou em conta o fato de ter sido atacado por bolsonaristas radicais.

“Ignoro certos grupos radicais que me hostilizaram e me hostilizam, [mas eles] pesaram muito nessa decisão. Sigo com a minha bandeira e os meus princípios, sempre em defesa da democracia e da Constituição brasileiras”.

Em nota, Tarcísio de Freitas disse lamentar e respeitar a decisão. “Agora abrimos conversa com bons nomes para compor uma chapa que fortaleça o nosso projeto para São Paulo.

Valor Econômico