Lula promete recriar o PAC

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló /Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje, durante o UOL Entrevista, que vai retomar programas como o PAC, o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, caso seja eleito para ocupar o Palácio do Planalto a partir de 2023. Ele também prometeu recriar ministérios e disse que vai manter os R$ 600 pagos atualmente no Auxílio Brasil, retomando o Bolsa Família.

O petista afirmou, no entanto, que deve rever os critérios para receber o valor completo. “Mudar nome foi bobagem. Vamos retomar o Bolsa Família a R$ 600. Tem que levar em conta número de pessoas por família, não pode ser igual para todo mundo”, disse Lula, repetindo o que já havia dito na oficialização de sua candidatura na convenção do PT.

Entre os ministérios que pretende recriar em um eventual novo governo, o petista citou as pastas da Cultura, Igualdade Social, Direitos Humanos, Pesca e Planejamento. “Quando você coloca uma coisa importante num lugar secundário, é porque você não está dando importância”, afirmou o candidato.

Lula também prometeu criar um ministério para as causas indígenas e colocar um indígena para comandar a pasta. “Vamos criar os ministérios que for necessário criar. É uma bobagem pensar que o ministério custa muito. Uma agência reguladora custa muito mais”, disse.

A entrevista, feita pelos colunistas do UOL Kennedy Alencar, Carla Araújo e Alberto Bombig, é a primeira desde que Lula foi oficializado candidato pelo PT na convenção do partido, realizada na última quinta-feira (21).

O ex-presidente ocupa o primeiro lugar nas intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha, sendo citado por 47% dos eleitores. Jair Bolsonaro (PL) é o segundo mais bem colocado, com 28%, e Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, com 8% das intenções de voto.

Uol