Lula supera Bolsonaro na… Wikipedia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Montagem / Editoria de Arte/O Globo

A pedido da coluna, Rodrigo Padula, gerente de projetos e administrador da Wikipedia em Português, enviou alguns dados sobre os “verbetes” de Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet na conhecida “biblioteca” da internet.

Desde 2018, quando despontou como candidato à presidência e venceu a eleição, Jair Bolsonaro domina as buscas. São 12 milhões de pesquisas pelo seu perfil desde janeiro daquele ano. Muito superior a Lula (4,1 milhões), Ciro (3,5 milhões) e Tebet (410 mil).

Este ano porém, pela primeira vez Bolsonaro terminou um mês atrás de alguém. Em maio, Lula registrou quase 100 mil acessos ao seu “verbete”, enquanto o presidente alcançou 77 mil.

Outros dados mostram algumas curiosidades. O perfil de Bolsonaro foi o que mais recebeu edições desde a sua criação: mais de 1,5 mil, tendo 199 editores cadastrados.

Já Lula teve seu “verbete” editado mais de 800 vezes, por 224 editores registrados, enquanto Ciro “sofreu” 576 edições de 148 editores. O maior pefil é o de Lula. São 194 mil caracteres, contra 175 mil de Bolsonaro e 135 mil de Ciro Gomes.

Aliás, há também o papel dos “vigilantes”, que monitoram as páginas a cada edição realizada. Bolsonaro conta com mais de 413 desses observadores, enquanto Lula possui mais de 339. Ciro, por sua vez, tem mais de 94, e Tebet, 60.

O Globo