Partido de Bolsonaro tem 48 hs para explicar impulsionamento

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./STF

Horas antes de receber a cúpula do PL em seu gabinete, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, despachou em um processo e deu dois dias para a legenda explicar o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais às vésperas da convenção que confirmou o nome do presidente Jair Bolsonaro como candidato à reeleição, no domingo.

A ação foi movida pelo PT. Segundo a peça, o partido de Bolsonaro desembolsou cerca de R$ 742 mil para impulsionar 15 vídeos publicados em 22 e 23 de julho, que atingiram a marca de 81 milhões de visualizações em apenas 72 horas.

A legenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o PL não agiu seguindo o princípio da “moderação” nos gastos, uma vez que a segunda sigla que mais gastou com esse tipo de propaganda levou oito meses para investir R$ 109 mil.

No despacho, Fachin lembrou que é permitida a realização de impulsionamento de conteúdos na internet pelos partidos, coligações e candidatos, inclusive por meio da utilização de recursos públicos.

Ele também apontou que o conceito de “moderação” invocado pelo PT não é algo simples de definir.

Por conta disso, para analisar o pedido de liminar, ele afirmou ser “indispensável” colher mais informações sobre o caso, até “para que seja viabilizada a possibilidade de justificação acerca da origem dos recursos financeiros despendidos com o impulsionamento dos conteúdos na plataforma do YouTube nos dias 22 e 23 de julho de 2022”.

Fachin esteve ontem com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o número dois da legenda, deputado Capitão Augusto (PL-SP). O pedido de audiência partiu do comando da legenda.

Interlocutores de Costa Neto afirmaram que o objetivo do encontro foi distensionar o ambiente após novos ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas e a ministros do TSE.

A ideia é que o dirigente do PL, um experiente político do Centrão, atue como “bombeiro” e consiga manter um canal de diálogo com a Justiça Eleitoral, apesar da postura beligerante do presidente e seus apoiadores.

No encontro, Costa Neto teria demonstrado que o partido confia no sistema eleitoral e que vai participar do processo de fiscalização das eleições, mas sem causar tumulto.

Valor Econômico