PT desconfia de polícia do PR e pede PF

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os advogados do PT estudam pedir para que a Polícia Federal seja a responsável por investigar o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, dirigente do partido em Foz do Iguaçu (PR), por um apoiador do presidente Bolsonaro. Hoje, o caso está sob responsabilidade da Polícia Civil do Paraná. O PT também avalia a possibilidade de oferecer uma assistência jurídica para a família da vítima.

Esses serão dois temas debatidos na reunião da coordenação política da campanha de Lula, que acontece nesta segunda-feira, em São Paulo. Há a avaliação de que, como a suspeita principal é de que o crime teve motivação política, a investigação pode ser federalizada.

Outro motivo para esse pedido seria o de que o inquérito conduzido pelo Polícia Civil sobre os tiros disparados contra a caravana do ex-presidente Lula em 2018 no Paraná nunca avançou. Apesar de a Polícia Civil já ter afirmado em nota emitida em 2021 que um delegado foi destacado para atuar “de forma especial” no caso, a investigação não foi conclusiva a ponto de chegar aos autores do atentado.

Um dos três ônibus que integraram a caravana naquele ano foi alvo de disparos em um trecho da rodovia PR-473, entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná. Desde então, o PT vem cobrando a Polícia Civil e autoridades do judiciário para ter uma resposta sobre a autoria do atentado.

O Globo