Bolsonaro diz que eleição só valerá se os militares aprovarem

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valor

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que busca “impor via Forças Armadas” transparência nas eleições brasileiras pois há ministros do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) que “acreditam piamente nas pesquisas do Datafolha”. O instituto tem mostrado, em levantamentos sobre intenção de voto, a preferência do eleitorado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sem apresentar provas de fraudes no sistema, Bolsonaro voltou a defender que o pleito, para ser confiável, precisa do aval dos militares.

“Três [ministros] do TSE acreditam piamente nas pesquisas do Datafolha. Estou fazendo minha parte no tocante a isso. Estou buscando impor, via Forças Armadas, que foram convidadas, a nós termos eleições transparentes”, afirmou, em evento da Assembleia de Deus no Brasil, em Guarulhos (SP).

Em outras declarações, o presidente já disse que há integrantes da Corte eleitoral que torcem pela vitória de Lula e chegou a sugerir que eles alteram votos em uma “sala secreta” do TSE. Já foi esclarecido pela justiça eleitoral que não existe nenhuma sala secreta. As urnas eletrônicas são utilizadas no Brasil desde 1996, sem qualquer comprovação de fraude desde então.

As Forças Armadas estão entre as instituições convidadas pelo TSE em todos os pleitos eleitorais para acompanhamento do processo.

Ontem, técnicos da instituição os códigos-fonte da urna, atendendo a um chamado feito ainda no ano passado. Bolsonaro exige, no entanto, que haja uma apuração paralela pelos militares, além de mudanças de procedimento na auditoria já existente, como a gravação em vídeo do voto de parte dos eleitores.

Valor Econômico