Democracia corre risco de novo após 45 anos

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: USP/Divulgação

Pouco mais de 45 anos após a leitura da histórica Carta aos Brasileiros pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior, no dia 8 de agosto de 1977, em repúdio à ditadura militar, a Faculdade de Direito da USP voltará a ser palco nesta quinta-feira de manifestos pela democracia.

Com mais de 906.000 adesões até a noite desta quarta, a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito” será lida no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco a partir das 11h30.

O ato também terá a leitura do “Manifesto em Defesa da Democracia e Justiça”, elaborado pela Fiesp e subscrito por mais de 100 entidades, no Salão Nobre da faculdade.

“Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!!!!”, conclui o texto, criticado e chamado de “cartinha” pelo presidente Jair Bolsonaro, alvo oculto do manifesto. Nesta quarta, aliás, a Faculdade de Direito da USP divulgou um vídeo em que artistas como Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Marisa Monte leem o documento. Assista:

Veja