Era tucana em São Paulo está acabando

Sem categoria

Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O GLOBO

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) é o tucano com o pior desempenho numa disputa ao Palácio dos Bandeirantes desde 1998 se considerados os meses de agosto de cada ano. Pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda-feira mostra Garcia com 9% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 12%. Até então, o menor percentual de um tucano para o mês de agosto, nas pesquisas Ibope passadas, foi há 24 anos, quando Mário Covas tinha 13% dos votos contra Paulo Maluf, então do PPB.

Infográfico — Foto: Editoria de Arte

Má notícia para o PSDB, os resultados do Ipec são bons para o PT. Fernando Haddad, além de liderar a disputa ao governo de São Paulo com 29%, é o petista com o melhor resultado para essa altura da eleição estadual. Haddad superou o desempenho do ex-ministro Aloizio Mercadante, que em agosto de 2010 registrava 20% das intenções de voto.

Os números foram extraídos do banco de dados do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp. A reportagem consultou os percentuais de indecisos em todas as pesquisas registradas pelo Ibope (instituto que foi substituído pelo Ipec) em meados de agosto das eleições passadas. Não foram localizadas pesquisas em pleitos anteriores a 1998.

Contratado pela TV Globo, o Ipec realizou 1.200 entrevistas presenciais com eleitores maiores de 16 anos, de 12 a 14 de agosto, em São Paulo. O estudo tem o número de identificação SP-04035/2022 no TSE, com margem de erro estimada em três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O Globo