Mourão deixa de ser dizer indígena e, agora, diz ser “branco”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TSE/Reprodução

Diante da Justiça Eleitoral, o general Hamilton Mourão passou por uma mudança no mínimo inusitada em quatro anos.

No registro da sua candidatura a vice-presidente junto ao TSE em 2018, ele preencheu o campo de cor e raça como indígena. Na ocasião, inclusive, Mourão declarou que seu pai era amazonense e sua avó era “cabocla de Humaitá [um município do estado]”.

Registro da candidatura de Hamilton Mourão a vice-presidente em 2018

“Eu sou pardo? Eu sou negro? Eu sou asiático? Eram as opções que eu tinha, e a quinta opção era indígena”, disse o então candidato da chapa de Jair Bolsonaro.

Detalhe: a autodeclaração como indígena ocorreu pouco depois de Mourão provocar polêmica ao dizer que povo brasileiro tem “uma certa herança da indolência que vem da cultura indígena” e que “a malandragem é oriunda do africano”.

Em outubro daquele ano, o general deu outra declaração controversa sobre o tema. Após desembarcar no aeroporto de Brasília, ele apresentou o neto a jornalistas da seguinte forma: “Meu neto é um cara bonito, viu ali? Branqueamento da raça”.

Nascido em Porto Alegre, Mourão agora é candidato a senador pelo Rio Grande do Sul. No seu novo registro, a cor/raça mudou. Passou a ser “branca”, assim como a maioria da população do seu estado natal.

Registro da candidatura de Hamilton Mourão a senador pelo Rio Grande do Sul m 2022

O Radar procurou o vice-presidente para entender o motivo da mudança, mas não obteve resposta até o momento.

O registro da candidatura ao Senado foi apresentado nesta segunda-feira. Mourão declarou pouco mais de 1,1 milhão de reais em bens à Justiça Eleitoral. O patrimônio do general cresceu 176% com relação ao registrado por ele na eleição passada, quando ele disse ter aproximadamente 414.000 reais.

Houve ainda outras duas mudanças entre os dois pleitos: o partido e o nome de urna. Em 2018, ele concorreu como General Mourão, pelo PRTB, como vice de Jair Bolsonaro. Agora, será submetido ao crivo dos eleitores gaúchos como Hamilton Mourão, pelo Republicanos.

Veja