PSOL pedirá ao Senado impeachment de Aras

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

O PSol decidiu apresentar um pedido de impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras. A peça está sendo preparada pelo jurídico do partido e deve ser protocolada até o fim desta semana no Senado.

O argumento do PSOL para o impeachment será o de que Aras cometeu uma série de crimes nos sucessivos pedidos de arquivamentos de investigações contra o presidente Jair Bolsonaro.

Na peça, a sigla argumentará que Aras cometeu crimes de responsabilidade, de improbidade administrativa e de prevaricação, além de violar artigo da Constituição Federal que trata sobre a função do Ministério Público.

“Aras usa seu cargo na PGR para blindar Bolsonaro. São inúmeros crimes que não são sequer encaminhados para análise. Está claro que ele é um dos maiores responsáveis pela impunidade desse governo e, portanto, pedimos sua saída do cargo”, afirmou à coluna a líder do PSol na Câmara, deputada Sâmia Bomfim (SP).

O pedido de impeachment de Aras será assinado pelo presidente do PSol, Juliano Medeiros, e por deputados do partido. Parlamentares de outras legendas também estão sendo convidados a assinar a peça.

Na segunda-feira (1º/8), a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo voltou a pedir ao STF o arquivamento do inquérito que investiga se Bolsonaro vazou informações sigilosas de uma apuração da Polícia Federal.

Na semana passada, a PGR já havia pedido ao Supremo o arquivamento de cinco investigações contra o atual presidente da República abertas em decorrência dos trabalhos da CPI da Covid-19 no Senado.

Metrópoles