PT denuncia vídeo criminoso de Damares

Sem categoria

Foto: Reuters

A campanha de Lula acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para determinar a remoção de um vídeo publicado pela ex-ministra Damares Alves, com a informação falsa de que uma cartilha elaborada no governo Lula ensinava jovens a usar crack. Eles também pedem que Damares seja condenada a pagar a multa máxima aplicada pelo TSE por praticar propaganda eleitoral extemporânea negativa. Ela é apoiadora de primeira ordem do presidente Bolsonaro e candidata ao Senado pelo Distrito Federal.

Na representação feita à corte eleitoral, os advogados da campanha Cristiano Zanin e Eugênio Aragão apontam que a publicação ex-ministra foi checada e desmentida pela agência de checagem “Aos Fatos”.

“A alegada cartilha não trazia orientações destinadas a incentivar o uso de drogas, mas sim medidas voltadas a reduzir danos à saúde de pessoas que não querem ou não conseguem deixar de usá-las”, explicam os advogados. Eles detalham que o material integrava “uma estratégia de redução de danos, internacionalmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como meio eficaz para erradicar doenças”.

A defesa da campanha petista pede a remoção do vídeo, que até o momento alcançou 10 mil visualizações no Youtube; 305,8 mil visualizações no Twitter; 21 mil visualizações no Facebook; e 83 mil curtidas no Instagram, além de milhares de compartilhamentos.

“O perigo do dano encontra-se na perpetuação de desinformações que maculam a lisura do processo eleitoral, configurando propaganda eleitoral antecipada negativa contra o ex-presidente Lula, por meio de publicações veiculadas na internet. E este cenário é preocupante uma vez que a pré-campanha eleitoral é realizada fundamentalmente na internet”, destacam os advogados.

O Globo