Seis candidatos a senador empatam em Minas

Sem categoria

Foto: Reprodução/O Globo

No início da campanha, a corrida por uma vaga no Senado por Minas Gerais está indefinida. Segundo pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira, seis candidatos estão empatados tecnicamente na liderança. Numericamente, Cleitinho Azevedo (PSC) aparece com 9% dos votos. Na pesquisa estimulada, 44% dos eleitores disseram que não sabem em quem votar. Na espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos na entrevista, esse número é ainda maior: 68%.

Entretanto, como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Alexandre Silveira (PSD) e Pastor Altamiro Alves (PTB), com 5%, Bruno Miranda (PDT), com 4%, e Marcelo Álvaro Antônio (PL) e Sara Azevedo (PSOL), com 3%, estão empatados tecnicamente com Cleitinho.

A pesquisa foi registrada antes do prazo final para o registro de candidaturas. Marcelo Álvaro Antônio, do PL, não será mais candidato.

A pesquisa aponta que a maioria dos eleitores mineiros ainda não sabe em quem deverá votar nas eleições deste ano. Dos 1200 eleitores ouvidos pelo Ipec entre 12 e 14 de agosto, 44% dizem que não sabem em quem irão votar. Outros 19% disseram que irão votar nulo ou em branco. Além deles, Gilson Reis (PCdoB), Irani Gomes (PRTB) e Marcelo Aro (PP) foram citados por 2% dos eleitores e Dirlene Marques e Naomi Coura foram citados por 1% dos eleitores.

Na pesquisa espontânea, Alexandre Silveira e Cleitinho Azevedo foram citados por 3% dos eleitores. Na pesquisa, 68% disseram que não sabem ainda em quem votarão. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG‐02868/2022.

O Globo