Dallagnol é despejado de seu gabinete

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Após a decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que referendou a cassação do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) nesta terça-feira (6/6), a Casa notificou o político para a devolução do seu gabinete parlamentar.

Localizado no 7° andar do anexo IV da Câmara Federal, o escritório do ex-procurador abrigava, até esta terça-feira (6/6), 13 pessoas. Durante o ano, 15 funcionários foram contratados. Os membros do gabinete de Dallagnol foram notificados após a oficialização da perda de mandato do paranaense.

A partir desta quarta-feira (7/6), a linha telefônica do espaço será bloqueada e um prazo para desocupar o local será enviado pelo Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) da Câmara. Cartazes afixados na porta do gabinetes também precisam ser retirados.

Em reunião, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e os membros da diretoria analisaram o parecer da Corregedoria da Câmara recomendando acatar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o mandato do parlamentar.

Em 16 de maio, o TSE derrubou entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que tinha negado, em outubro de 2022, a impugnação do registro, logo após Dallagnol se eleger deputado federal, com 344,9 mil votos — o mais votado do estado.

Apesar da unanimidade que cassou o mandato de Dallagnol, ainda coube à Mesa a avaliação pela perda definitiva. Assim como na Corte Eleitoral, a decisão foi unânime.

Metrópoles