Primeiro caso de coronavírus confirmado em São Paulo
Foto: Kin Cheung/AP
O Brasil teve o primeiro caso de coronavírus confirmado. A suspeita foi atestada após contraprova realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. O primeiro teste, divulgado no início da noite dessa terça-feira (25/02/2020) pelo Ministério da Saúde, deu positivo para o paciente.
O Hospital Albert Einstein registrou a notificação do caso suspeito nessa terça-feira. Trata-se de um homem de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.
A unidade de saúde informou que o paciente está em “bom estado clínico”, mas permanecerá em isolamento respiratório durante os próximos 14 dias. O hospital, um dos mais tradicionais no setor de saúde na capital paulista, não informou onde esse isolamento será cumprido.
Mais informações sobre o primeiro caso de coronavírus no Brasil serão apresentadas na manhã desta quarta-feira (26/02/2020), em coletiva realizada no Ministério da Saúde, em Brasília, com a participação do ministro Luiz Henrique Mandetta.
As secretarias estadual e municipal de São Paulo realizam a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto à companhia aérea.
Autoridades se esforçam para identificar e monitorar as pessoas que moram com o paciente, as que ele teve contato no Hospital Albert Einstein e as que viajaram no mesmo voo da Itália para o Brasil.
Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos.