Bolsonaro manda “humorista” agredir jornalistas
Foto: Reprodução
Um humorista desceu do comboio do presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quarta-feira e distribuiu bananas para os jornalistas que fazem a cobertura da Presidência da República. A ação ocorreu na porta do Palácio da Alvorada, onde diariamente Bolsonaro cumprimenta apoiadores e fala com a imprensa, e foi acompanhada pelo presidente, pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e pelo chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajgarten.
O humorista Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, saiu do carro oficial em que estava fantasiado como Bolsonaro. Ele estava no mesmo veículo de Wajgarten, que abriu a porta para ele descer. Ramos, a quem a Secom é subordinada, havia descido de outro carro, minutos antes. Carioca estava com uma caixa cheia de bananas e a ofereceu para os apoiadores e jornalistas, em referência a um gesto que o presidente já fez em duas oportunidades para a imprensa.
Questionado se Bolsonaro havia orientado a oferecer as bananas, o humorista respondeu:
— Não vem com esse papo, não. Sou eu aqui (o presidente). Foi ideia minha. Isso aqui se chama humorista.
Minutos depois, Bolsonaro saiu de outro carro e ficou ao lado de Carioca. Perguntado sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) — que teve alta de apenas 1,1% em 2019, a menor taxa desde o fim da recessão —, o presidente disse para o humorista responder a pergunta:
— PIB? O que é PIB? Pergunta o que é PIB?
Depois disso, a maioria dos jornalistas deixou o local.
Toda a ação foi filmada por um ajudante de ordens da Presidência e transmitida na conta de Bolsonaro no Facebook — foi a primeira vez em duas semanas que ele filmou a saída do Alvorada.