Bolsonaro “baixa” em Trump e ele briga com OMS
Foto: Alex Wong/Getty Images
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 7, que pode suspender a contribuição do país à Organização Mundial da Saúde. Ele acusa a OMS de cometer uma série de erros na condução da pandemia do coronavírus e avalia que a entidade está muito centrada em medidas a favor da China.
Segundo Trump, esses repasses passam 58 milhões de dólares. “Às vezes, é mais que isso. Às vezes, é para programas em desenvolvimento. Se os programas são bons, ótimo. Mas vamos analisar isso, porque eles cometeram erros. Colocaremos uma suspensão muito poderosa e veremos”, disse.
Um pouco antes, no Twitter, Trump escreveu uma mensagem contra a agência. “A OMS realmente estragou tudo. Por alguma razão, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito centrada na China. Daremos uma boa olhada nisso. Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas à China desde o início. Por que eles nos deram uma recomendação tão falha?”
The W.H.O. really blew it. For some reason, funded largely by the United States, yet very China centric. We will be giving that a good look. Fortunately I rejected their advice on keeping our borders open to China early on. Why did they give us such a faulty recommendation?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 7, 2020
Depois, na entrevista, o presidente dos EUA voltou a atacar a OMS: “Eles perderam a oportunidade. Eles poderiam ter alertado meses antes.”. Mas logo depois da entrevista, ele baixou o tom e disse que iria “dar uma olhada nisso”, negando ter dito que iria retirar a ajuda financeira.