Bolsonaro diz que cortar salários “ajuda” trabalhador
Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi às redes sociais na manhã desta sexta-feira (17/04) informar que a Medida Provisória nº 936/20, que prevê a redução de salário e jornada, salvou até o momento mais de 2,5 milhões de empregos.
O presidente lembrou que, a partir do próximo mês, os trabalhadores que fecharam acordo com os empregadores e tiveram redução de jornada ou salário para continuar no emprego receberão o benefício emergencial.
“Saúde e emprego caminham juntos”, defendeu Bolsonaro em conta oficial no Twitter.
A MP nº 936/20, que define o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, ficará em vigor durante o estado de calamidade pública provocado pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A medida permite não só a redução salarial e de jornada, como também a suspensão do contrato de trabalho por três meses.
Em troca, o trabalhador recebe um benefício custeado pela União, que será pago em casos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e suspensão temporária do contrato.
– Ultrapassamos hoje a marca de 2,5 milhões de empregos preservados pela MP936. Todos esses trabalhadores receberão, a partir de maio, o Benefício Emergencial (Bem) para assegurarem sua renda no caso de redução de jornada ou suspensão do contrato. SAÚDE E EMPREGO CAMINHAM JUNTOS!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 17, 2020